No nosso centro veterinário, recebemos muitas questões sobre quando é que um cachorro pode ir à rua. O seu cão bebé pode até parecer resistente, mas nem sempre o é. Assim sendo, é preciso ter alguns cuidados.
Em síntese, o teu cachorro pode ir à rua quando tiver a primovacinação completa. Porém, há mais pontos a ter em consideração. O primeiro passeio é um marco importante no desenvolvimento, mas deve ser feito com os devidos cuidados para garantir a sua saúde e segurança. Deste modo, aqui estão os principais pontos a considerar para que o passeio seja uma experiência positiva para o seu cão e para si.
Afinal, quando é que um cão bebé pode ir à rua?
Um cachorro pode ir à rua apenas após completar o plano de vacinação inicial. Ou seja, normalmente entre as 8 e 12 semanas de idade. Antes disso, podem ser socializados em ambientes controlados, como dentro de casa ou em locais higienizados, sem contacto com superfícies contaminadas ou outros animais desconhecidos.
O seu cão bebé ainda não tem o sistema imunitário totalmente desenvolvido. Assim sendo, são vulneráveis a doenças como a parvovirose, esgana e leptospirose. Passeios prematuros em locais públicos aumentam o risco de infeções. O período de socialização mais importante é até aos 4 meses, logo é essencial começar cedo, mas de forma segura (exposição a sons, pessoas e ambientes dentro de casa ou no colo do tutor em locais limpos).
Cuidados antes da primeira ida à rua do seu cão bebé
- Vacinação e desparasitação completas.
- Escolha de coleira e trela adequadas, que devem ser confortáveis e seguras.
- Identificação com contacto telefónico.
- Evitar zonas com muitos cães ou sem higiene para reduzir o risco de doenças.
Dicas para ir à rua
- Primeiramente, comece com passeios curtos e vá aumentando progressivamente para uma melhor adaptação.
- Escolha horários tranquilos a fim de evitar multidões e calor excessivo.
- Use reforço positivo como snacks que ajudam o cachorro a sentir-se confortável.
- Recolha sempre os dejetos.
Levar um cachorro à rua na altura certa e com os devidos cuidados é essencial para o seu bem-estar físico e emocional. Com os cuidados adequados, os passeios tornar-se-ão uma experiência segura, divertida e enriquecedora para o seu cachorro.
Se tem dúvidas ou quer vacinar o seu cachorro, marque consulta no nosso centro veterinário em Guimarães.